RSS

Moda Nerd - O surgimento

E para começar bem, senhoras e senhores, segue uma frase:

"53 v0c3 c0n53gu3 13r 1550 4k1 v0c3 3 v1rg3m!!1!"

Será? Eu consegui ler! Logo: você pode ser nerd e enfim... Deixa quieto.

Depois de uma boa pesquisada, análise filosófica da coisa e uma mãozinha da internerd, percebi que tudo isso começou por causa de uma repressão, e o pior, existe a muito tempo, mas só agora evoluiu e apareceu para o mundo com a entrada da televisão, tornando os nerds pessoas cool.

Em algumas literaturas atribui-se o surgimento do ser nerd na década de 70 quando as drogas estavam com tudo. Alguns pais, zelosos demais, trancavam seus filhos em casa para estudarem e ficarem longe desse mau caminho. Essas pessoas quando saiam destacavam-se dos outros pelo modo de se vestir, falar, não usavam gírias e eram “caretas”.

Porém a teoria mais aceita sobre é que o surgimento do nerd deu-se na década de 50, onde a palavra deriva da sigla de Northern Electric Research and Development, no Canadá, ou seja, as pessoas que trabalhavam nesse local e passavam noites em claro com suas pesquisas. Igualmente para a teoria de que essa expressão surgiu dentro do Massachusetts Institute os Technology.


Já na década de 60 o conceito tomou um rumo pejorativo, onde era aplicado para as pessoas que possuíam um Q.I. mais alto, com dificuldade de se relacionar socialmente e que não obedece os padrões comuns da sociedade na época. As pessoas mais atingidas por esse conceito eram os físicos e intelectuais.

Hoje o termo nerd é utilizado para classificar determinados grupos com interesses específicos, por exemplo: geek, nerds, trekkers...

Segundo estudos de um psicólogo, hoje ainda é transmitida a imagem para as crianças de que o nerd é aquela pessoa que adora matemática e vertentes, porém são pessoas feias e incapazes de ter um/uma namorado/namorada. Por isso muitas pessoas, mesmo depois de adultos, dizem odiar matemática, mesmo tendo facilidade na matéria. A fase em que a pior coisa da vida é ser nerd é a escolar, até a adolescência mais ou menos, afinal, quem com seus 15 anos, hormônios borbulhando, quer ser rotulado como um CDF que não pega ninguém? É, nessa época, o sexo solitário torna-se quase vergonhoso.

Quando as pessoas saem dessa fase onde tudo é um “mico” (mais um termo que está ficando velho) percebem que nem todo o nerd é um anti-social, afinal não conseguir se socializar não é problema exclusivamente ligado aos nerds. É nessa fase, na faculdade, que o nerd começa a ser “admirado”, pois muitos estão na sala de aula sem saber somar 2+2 e o nerd, sempre está lá para ajudar.

Mas, o que mais contribuiu para a ascensão dos nerds no mundo foram os feitos tecnológicos que tiveram o estopim na década de 90. Sempre a tecnologia foi ligada ao ser nerd, e vista de um modo ruim, porém com o aparecimento de Bill Gates, nerd, famoso e rico, as coisas mudaram. Veio dele a mais célebre frase de efeito: "Seja legal com os nerds. São grandes as chances de você acabar trabalhando para um deles". Depois disso vários gênios, de diversas áreas, foram rotulados como nerds... Essa revolução tecnológica fez com que a imagem dos nerds deixasse de ser algo ruim, e passasse a ser algo normal.

Mas, hoje, passados dos anos 2000 a conquista da normalidade de um nerd novamente foi deixada de lado, mas agora para ser algo que TODOS querem ser e perseguem isso, mesmo sem ter um pingo de inteligência, ou então porque estão tentando se encaixar em um grupo... Pensando que “já que antes os nerds eram excluídos, vão ter que me aceitar porque sabem como é”.

Mais um teste para os nerds de plantão: Quem entende mais da metade das coisas desse vídeo?



Tendo esse último parágrafo como reflexão, aguardem o último e derradeiro post sobre a moda nerd – o nerd fail.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário