RSS

Otaku WTF?!


Hoooray pessoas!

Hoje quero discutir um assunto que me irrita faz tempo, e acredito que também irrite várias pessoas, que como eu, cresceu assistindo animes, tokusatsus e um monte de parafernalhas nipônicas, e mesmo depois de “grandinho” continua gostando muito dessas coisas!

Se você se identificou com o grupo acima, com certeza em algum momento de sua vida foi chamado de “Otaku”, ou até mesmo já se autodenominou assim! Talvez você não se considere mais assim ou até mesmo, assim como eu, se envergonhe de ser chamado de Otaku, devido ao estado em que se encontra o “movimento Otaku” atualmente.

Foi só largar os olhos por um tempo e BAM!!! Tudo mudou! Otakus agora parecem mais emos do que qualquer outra coisa...andam com roupas coloridas, e se aglomeram no bairro da liberdade(ok, isso não é novidade)….muitos deles idolatram a série Death Note (que depois de ler eu percebi que era mais uma coletânea de trolladas do que qualquer coisa…tenso…).

Mas vamos voltar um pouco no tempo, mais especificamente no começo da década de 90, Japão ainda em pleno esplendor econômico, influenciando o mundo com sua cultura já a um certo tempo, fazendo crianças de todo Brasil (assim como eu) se deliciarem com várias séries de animes e tokusatsus, todos com dublagem precária, duvidosa, parecendo que pegaram algum faxineiro para fazer a dublagem……mas mesmo assim muito divertidos!

Changeman, Cybercops, Kamen Rider Black, Kamen Rider Black RX, Winspector, Jiraiya, Jaspion, Gavan, Sharivan, Dragon Ball, Fly (ou em seu nome real: Dragon Quest – Dai no Daibouken), Magic Knight Rayearth, Kimba – O leão branco, Cavaleiros do Zodiaco (Saint Seiya), etc..

Esses são apenas alguns dos animes/tokusatsus que passaram por aqui durante a minha, e com certeza, a infância de várias pessoas.
Juntei toda coragem que tinha e resolvi conversar com essa “nova geração” de otakus.

Para minha surpresa e terror, muitas das séries icônicas para mim, parece que foram esquecidas no meio dessa transição (a não ser séries muito, muito famosas, como Dragon Ball ou CDZ).
Mas o pior de tudo…muitos não tem o mínimo de conhecimento além das séries atuais (diga se de passagem: Naruto, Bleach, One Piece, Death Note, FMA)… e a maioria sabe o que é tokusatsu, porém dos que sabem apenas uma minoria assistiu algum!!! WTF?!?!?

A mudança do visual e atitude dos otakus recentes é compreensivel, afinal, “os tempos mudam”…Maaaas não admito como alguns não dão a mínima de como começou tudo! Como assim?? Querem pegar o bonde andando e se denominarem os reis da cocada preta??

Mas vamos parar de reclamar e colocar um pouco de Cultura por aqui!
Vamos começar por uma série muuuito velha (mas que passou no Brasil, acreditem se quiser)

Uchuu Senkan Yamato! (Patrulha estelar no Brasil)




Criado em 1974 por Leiji Matsumoto, até hoje é uma das séries mais cultuadas no japão, composto por três séries e vários longa-metragens, tendo inclusive lançado recentemente um filme live-action em Dezembro de 2010.

Conta a história da tripulação da nave espacial Yamato (que é construida usando os restos do destróier Yamato do império japonês da época da segunda guerra mundial) que tem apenas 90 dias para viajar até o planeta Iscandar e salvar a Terra.

Foi um dos animes responsáveis por mudar a imagem “animes são coisa de criança” no japão. Pois ainda os "Anime Otaku" (só beeeem depois a denominação foi simplificada para apenas "Otaku") ainda eram uma coisa "underground" e passava meio despercebida pela sociedade japonesa.
 
Para se ter uma idéia do sucesso que essa série teve, o primeiro movie do Yamato desbancou o lançamento do Star Wars por lá! O filme faturou uma quantidade considerada impensável para um anime na época, que eram vistos como desenhos infantis e propragandas para as empresas de brinquedos.
Seu sucesso pavimentou o caminho para os animes serem o que são hoje.

Vários animes e mangás atuais fazem referências à Yamato, devido a sua importância praticamente histórica.

Viram como animes antigos também são importantes?
Mas ainda não acabou!

Proximo post: "quem dá um golpe na sociedade é um robô gigante???"
Não percam!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Moda Nerd - Nerd fail

Primeiro uma música inspiradora que demonstra o que são os nerds clássicos, mas com bom humor.



Então gente, vamos à explicação básica: ser nerd ainda significa ser inteligente. Não adianta que quem não tem o Tico e o Teco conversando, não é nerd.

Caso você queira REALMENTE ser um, ou pelo menos interagir com um grupo de nerds, aprenda que você VAI OUVIR COISAS NERDS em 90% do tempo. Isso é um fato! Não adianta depois reclamar que não entende e tal, nada melhor para fazer em um grupo de nerds do que trocar informações sobre assuntos diversos. É o típico: ouça e aprenda. Mesmo dentro de um grupo de nerds tem aqueles com suas especialidades.

Importante também... Você não é nerd só porque namora um, ok? Ser nerd independentemente da situação é normal, mas não vai achando que conteúdo se passa por beijos, que nem sapinho. Gostar de um nerd não significa que goste de todos, quando se juntam em bando a coisa pode ficar insuportável para quem não é adepto ao convívio. Mas lembrem-se que conviver com grupo nerd é difícil, mas não impossível. Fato bem observado pela série The Big Bang Theory

Outra coisa muito importante, gostar de coisas da moda, que são consideradas nerds, NÃO SIGNIFICA QUE VOCÊ É UM! The Big Bang Theory é uma série sobre nerd, os personagens são nerds e geeks, mas não significa que se você assistir você SE TORNA um nerd. NÃO CARAMBA, NÃO ABSORVE POR OSMOSE! Assim como usar roupinhas da “moda” não te faz mais inteligente, como por exemplo as camisetas geeks de “1up” ou então de estruturas moleculares.


Nerds usam óculos porque a maioria é míope/astigmático/hipermetrope ou tem a vista cansada pelas horas no computador. Mas usam óculos e armações NORMAIS, não essas armações enormes, ou esses óculos “Restart” – auge da trollagem com os nerds – com eles você só vai parecer mais e mais idiota...



RESUMINDO: ser nerd não é moda, nem estilo de vida, é Q.I. (e/ou Q.E.)

Nerds de verdade pelo mundo façam valer sua inteligência e não um estereótipo tosco de modinha! E não se esqueçam: a inteligência é a maior e mais poderosa arma da humanidade.

Para descontrair, uma pequena listinha de alguns “tipos” de nerds

Geek = É o nerd aficionado por tecnologia, toda e qualquer variável. Quer o computador mais potente, muitas vezes não tendo dinheiro para comprar nem um radinho de pilha, está sempre ligado em TODAS as novidades da internerd, logo conhece todos os tipos de sites, jogos e filmes. É o nerd estereotipado no seriado The Big Bang Theory

Otaku = Fã de anime, mangá e todas as coisas relacionadas ao Japão. Sabe melhor do que um japonês ou descendente o nome dos bairros de Tóquio. Tende a ser cosplayer também.

Trekker = Esse é o das antigas, da década de 80! Acompanhou todo o seriado Jornada nas Estrelas (além dos filmes, é claro). Se você vir alguém fazendo esse símbolo com as mãos:


Pode ter certeza que se essa pessoa não é da década de 80 para baixo, é um geek estudado em coisas nerds antigas.

Colecionador de HQ = Esse é também dos clássicos, dos bem antigos! Toda coleção de histórias em quadrinhos de um nerd inclui clássicos e raridades. Além é claro daquelas coisas que ninguém acredita que você guardou!

Tolkeniano = Esse é um dos raros. Aquele que, assim como eu, acredita que o mundo está divido entre quem LEU "O Senhor dos Anéis" e quem ainda vai ler, porque quem não leu e quem não gosta não pode ser humano, ou ter um pouco de cérebro. Alguns dedicaram-se a estudar as línguas criadas pelo escritor.

Rpgista = O fanático por RPG, a ponto de largar o namorado/namorada em um fim de semana para jogar com os amigos. Sempre tem na bolsa as cartas, fichas, dados e afins.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS